sexta-feira, 26 de junho de 2009

R.I.P. King of Pop...



Estive ontem e estou hoje na Pousada de Juventude da Guarda a cobrir a ausência da minha colega Ana, que está de férias...

Ontem à noite, a minha irmã falou-me via-messenger para me dizer "mano, morreu o Michael Jackson"... Eu disse-lhe "a sério? Que cena... Morreu de quê?", ao que ela me respondeu "paragem cardíaca"... Depois de uma pausa, perguntou-me "ficaste triste?", ao que eu lhe respondi "mana, todos os dias morre gente... Quando é alguém que conhecemos, mesmo que seja da televisão, dá sempre um bocadinho mais de pena"... Acho que é natural...



Percebi o que ela quis dizer quando perguntou se eu tinha ficado triste... Não que me tenha marcado a mim pessoalmente duma forma muito significativa, mas o Michael Jackson marcou realmente uma geração... Posso dizer até que marcou aquela que foi e é a minha geração... Foi alguém que me habituei a admirar quando era puto... Não que tenha alguma vez sido um verdadeiro fã, mas curtia o homem... E quando éramos putos, lembro-me que eu e a minha irmã tínhamos algumas vezes a mania de tentar imitar as danças dele na brincadeira!

Como cantor, nunca o achei nenhum fora-de-série... Já como dançarino, para mim foi o melhor de sempre a nível artístico-criativo... Nunca fui um especial admirador de qualquer dança ou tipo de dança específico, excepção feita ao Michael Jackson... Digo isto por lembranças de quando era puto, uma vez que os meus gostos musicais foram-se modificando (para bem melhor, digo eu!) à medida que fui crescendo... Mas lembro-me até que sempre existiu a expressão "dançar à Michael Jackson", o que não deve ser por acaso...



Ao longo dos tempos, muito se falou sobre esta personagem... Que era um preto-branco, que era um branco-preto, que era nojento, que era pedófilo, que era homossexual, etc. etc. etc... Já dizia o Mourinho, "é importante é que falem de mim, bem ou mal, mas falem de mim"... Realmente, há personagens que não passam indiferentes...

Não me interessando minimamente debater sobre o diz-que-disse àcerca do Michael Jackson (como ele próprio dizia numa das suas músicas mais conhecidas, "it doesn't matter if you're black or white"), a homenagem que lhe queria deixar aqui é relativa ao verdadeiro artista que ele foi... A arte é um conceito inacreditavelmente fantástico, independentemente das suas formas de expressão, e acho que o homem foi um grande artista...



Ficará para a história... Além dos milhões de discos que vendeu por todo o mundo, quem não se lembra de videoclips como "Thriller" (o primeiro vídeo deste post), considerado como o melhor videoclip de sempre da MTV... Goste-se ou não da personagem, a verdade é que durante toda a sua vida tentou transmitir uma mensagem de paz e humanidade... E teve milhões de seguidores... Principalmente seguidoras, verdadeiramente loucas por ele...



Nunca fui um fã de música Pop (acho que até me orgulho disso, às vezes)... No entanto, é um estilo como qualquer outro e sempre me habituei a respeitar a diferença... Diz-se que "os gostos não se discutem"... Realmente, se se discutissem, o que era feito do amarelo?! Nesta homenagem ao Rei da Pop, deixo uma última curiosidade, que é o facto de o Michael Jackson ter nascido exactamente no mesmo dia do meu pai, que também faleceu recentemente... Nasceram no mesmo dia do mesmo ano...



Rest in peace, Michael...

Sem comentários:

Enviar um comentário