segunda-feira, 1 de junho de 2009

Dobrada com feijão...

É oficial, Jesualdo Ferreira conquistou a primeira dobradinha da sua carreira... Não são umas Tripas à Moda do Porto, mas anda lá perto... É mais um São João no mês de Maio... Por mais que se festeje, começa a ser um hábito incontornável... Mas a festa, essa sim, acontece sempre na mais alta excitação! É assim que tem que ser, uma vez que o sucesso dá muito trabalho a conquistar e quem desenvolveu esse trabalho merece ver os adeptos em êxtase...


Logo após o jogo, o mister Jesualdo informou os impacientes do costume (leia-se "jornaleiros") que irá continuar a comandar os destinos da equipa de futebol portista durante os próximos 2 anos... Se, para mim, isto não constitui qualquer novidade (mas alguém pensaria que o Papa andava a dormir???), menos novidade ainda é o facto de o acordo ter sido selado com um aperto de mão logo após a eliminação da Champions aos pés do todo-poderoso Manchester United... Não tenho dúvidas que a palavra de Pinto da Costa, neste tipo de acordos, vale tanto ou mais que um contrato assinado... Mesmo assim, no momento em que o Futebol Clube do Porto foi afastado da liga milionária, afirmei logo que no dia seguinte Jesualdo renovaria contrato... Pelos vistos, enganei-me apenas nos moldes em que o acordo foi consumado...

Quero deixar aqui uma palavra ao Jesualdo Ferreira... No seu início como dragão, pus muitas reticências àcerca das suas capacidades para um clube como o FCP... Sempre o achei um bom treinador mas sempre disse que uma coisa é um bom treinador e outra coisa é um treinador suficientemente bom para um clube como o Futebol Clube do Porto... Hoje, reconheço que JF é treinador para o meu clube, mesmo não deixando de lhe exigir cada vez mais, pelo menos no que toca às competições europeias, já que a nível nacional não se lhe pode apontar nada... Mesmo ao nível das competições europeias, as campanhas de Jesualdo ao serviço de um clube português são admiráveis... O problema é que esse clube se chama Futebol Clube do Porto, e os portistas estão habituados a serem os melhores, muitas vezes até a nível europeu e mundial... São adeptos para quem o segundo lugar é apenas o primeiro dos últimos...

É este facto de estarmos mal habituados que vai pressionar Jesualdo Ferreira a conseguir ir mais além do que foi nas últimas 3 épocas... Na Europa, obviamente! Será que vai conseguir??? Neste momento, não tenho dúvidas que tem capacidades para tal...

Não nos podemos é esquecer que a bola é redonda para todos... E que Platini continua na UEFA... Todos sabiam que um Manchester-Barça era a final da Champions mais desejada para esta época... No entanto, e mesmo que considere o Barcelona como a minha segunda equipa de eleição, tenho as minhas convicções e não consigo esquecer a forma vergonhosa como ultrapassou o Chelsea nas meias-finais... Foi uma final mais do que encomendada... Gosto de pensar que não sou nenhum otário nem nenhum totó... Para mim, Drogba e Bosingwa foram até demasiado suaves... Eu, no lugar do Ballack, tinha feito um bodyslam àquele ladrão escandinavo... Sou uma pessoa bem-educada, nunca falto ao respeito a ninguém mas "quem não se sente não é filho de boa gente"... Se reparar que alguém me tenta tirar a carteira do bolso sem eu dar conta, não lhe devo apertar o pescoço???

Bem, por enquanto vamos festejar... Brevemente, iremos assistir a um "replay" da imagem abaixo... Assim que isso acontecer, as minhas palavras para Jesualdo serão "Parabéns" e "Boa Sorte"...

Sem comentários:

Enviar um comentário