segunda-feira, 11 de maio de 2009

Para ti, pai...

Pai, neste momento já passou da meia-noite, e o dia de ontem foi um dia especial... Não que não estejamos habituados, mas fomos novamente campeões nacionais! Mais uma vez, fomos nitidamente os melhores... Assim que o apito final soou, só consegui pensar em ti e nas saudades que tenho de ti... Hoje, havias de me dizer "somos os maiores, foi justíssimo"...

Que eu me lembre, nunca te esforçaste para que eu fosse portista... Também nunca precisaste, viste bem que eu queria ser feliz quando escolhi o meu clube!!! Como em muita coisa, acho que quiseste que eu visse as coisas com os meus próprios olhos, que fosse eu a decidir... Confiaste em mim! Sou azul e branco desde que nasci e, embora não me tenhas tentado convencer a isso, sei que tenho que te agradecer esse facto... Como na maioria dos casos, eras um exemplo para mim e nunca tive dúvidas...

Depois de mais um tetra consumado, já pensei em muita coisa, já relembrei tantos momentos... Já pensei nas primeiras vezes em que me levaste às Antas... Bem, talvez não nas primeiras porque dessas nem tenho lembrança, pelos vistos até num Porto-Real Madrid estive presente quando ainda era bebé (e ganhámos!)...

Lembro-me bem de vários jogos a que me levaste, nos quais eu torcia pelo Porto durante o jogo (muitas vezes, ao teu colo) e, no intervalo, ia tentar imitar o Gomes, o Madjer e o Futre para lá para baixo para o fundo da bancada a pontapear latas...

Lembro-me também que, por causa de eu ter escola na manhã seguinte, foste a um ou outro jogo sem me levares... Eram jogos que o Porto tinha a meio da semana para as competições europeias, normalmente para a Taça dos Campeões Europeus, e em que tinhas bilhete mas desde a véspera que dizias que não tinhas e que não ias às Antas... Eu ia para a cama a acreditar que estavas na sala, levava o meu walkmanzinho para ouvir o relato baixinho só com um auscultador, sempre pronto a fingir-me a dormir se alguém entrasse no quarto... Marcávamos um golo e eu gritava! Levantava-me para te ir contar (naquela altura era raro o jogo que passava na televisão, ainda só havia a RTP), tu não estavas e a mãe, arreliada comigo por eu ainda não estar a dormir, lá dizia que tinhas ido ao café ou qualquer coisa assim... Eu já não era burro e respondia logo a chorar "é é, ele foi é ver o Porto e não me levou"... A mãe nem sabia para onde se virar e depois acho que eu não te falava durante um ou dois dias!!! Felizmente, aconteceu muito poucas vezes...

Lembrei-me da conquista da Taça dos Campeões Europeus contra o Bayern, em 1987... Tinhas sido operado ao menisco nesse dia, de manhã... Inclusivamente, tiveste que assinar um termo de responsabilidade para poderes sair do hospital, para poderes ver o jogo em casa, que era a tua maior preocupação... Tivemos a casa cheia nesse dia, lembro-me bem...

Lembrei-me que, poucos meses depois, estivemos acordados em frente à televisão até às 04:00 da manhã, por causa do nevão que estava a cair em Tokio, local onde o Porto ganhou a sua primeira Taça Intercontinental, nevão que atrasou o início do jogo em várias horas... Quando fomos dormir já era quase de dia, mas fomos dormir felizes!

Já me lembrei de tanta coisa, até do lugar onde normalmente deixavas o carro quando íamos às Antas e do percurso que fazíamos a pé até ao estádio... Lembro-me que tinhas o hábito de, no final do jogo, 2 ou 3 minutos antes do apito final, quereres logo sair do estádio para não apanhar a confusão no percurso de volta até ao carro... Lembro-me que eu ia sempre contrariado e que passava aquela caminhada inteira a dizer-te que se o Porto ainda marcasse um golo nós já não o víamos...

Como portista, dedico-te este título... Penso muito em ti e morro de saudades tuas... Amo-te e vou-te amar sempre...


Tive que digitalizar esta foto para a poder mostrar aqui, uma vez que é do tempo em que tínhamos que ir revelar o rolo... Este foi um dia feliz, em 1992, tinha eu 11 anos... Fomos à Luz ganhar ao Benfica, 2-3 foi o resultado... Marcou o Kostadinov, o Domingos e o Timofte (golo da vitória, de pé direito!)... No fim do jogo, tivemos que esperar mais de uma hora para sair do estádio, os lampiões queriam-nos fazer a folha! Coitados, desde o golo do romeno que até mandavam coisas do segundo anel cá para baixo, para ver se nos acertavam... A minha mãe foi sempre benfiquista até este dia, foi sempre benfiquista nos meus primeiros 11 anos de vida... Este dia também mudou a vida dela, lembro-me de ficarmos todos parvos a olhar para ela quando, na viagem de volta, naquele autocarro onde fizemos a excursão à Luz com a família Couto, ela afirmou "não sou mais do Benfica, quero é ser do Porto"... E é até hoje, e para sempre...

4 comentários:

  1. Foi nele que pensei quando ganhámos o jogo... Que saudades...
    Essa fotografia... Mítica! Gostava era de saber onde estava eu...

    ResponderEliminar
  2. Tu tinhas os teus 4 anitos... Eras muito pequenina para ir ao estádio dos mouros mafiosos... Deves ter ficado em casa da avó! Se fosse hoje, já lá ias partir a boca a eles todos... Sozinha!

    Amo-te, pequenina...

    ResponderEliminar
  3. Amigo (hoje ganhei mais um),

    Não tenho tempo de ler o seu blog hoje, pois já é tarde e amanhã levanto-me às 6:40. Os meus sinceros pêsames pela morte do seu pai. Os meus filhos estão muito traumatizados, do mais novo ao mais velho. Não há palavras para descrever o que sinto. Amanhã vou ter ler mais posts seus.

    Curiosamente a minha família vive na Covilhã, mais propriamente no Tortosendo. O meu padrinho é muito conhecido. Chama-se Fernando Madeira. também há outros familiares em vales do Rio. A minha mãe nasceu no Peso e o meu pai em Castelo Novo, Fundão.

    Desejo-lhe as maiores felicidades do mundo.
    Um abraço,
    Beta & Co.

    ResponderEliminar
  4. Cheguei aqui pelo blogue da Elisabete. Lamento imenso a perda do teu pai.

    Beijo

    ResponderEliminar