domingo, 28 de março de 2010

Claro que são desculpas...

Para quem acha que o facto de um portista se indignar com a vergonha/palhaçada que se passa no futebol português soa a uma desculpa esfarrapada para o insucesso desportivo deste ano, talvez tivesse sido bom ter assistido ao Belenenses-Porto...

0-3 foi o resultado... Dois golos com duas assistências de Hulk e um outro marcado pelo próprio... Àqueles que me têm dito "Não podes afirmar que o Porto ganharia todos os jogos que não ganhou se o Hulk tivesse jogado", respondi sempre e continuo a responder "Pois não, mas e tu??? Podes afirmar que não ganharia?!"... Quero no entanto referir que estes "ses" não me dizem nada, o Porto até poderia ter deixado de ganhar os jogos que ganhou sem o Hulk, se o mesmo tivesse jogado... A questão não é nem nunca foi essa, mesmo que muitos queiram fazer parecer que é...

Pior do que tudo o resto, e continuo na minha, é a vergonha que o nosso futebol passa para o estrangeiro pela palhaçada que qualquer adepto de futebol devia reconhecer facilmente... Independentemente de tudo o que se passe até ao fim, para mim este nunca vai ser um campeonato limpo, ganhe quem ganhar... Os árbitros hão-de errar sempre, mas fora dos campos não foi um campeonato isento até agora... Compreendo (e muito bem até!) quem queira desvalorizar esta questão, mas para qualquer pessoa isenta vai ficar sempre a incógnita relativamente àquilo que poderia ter sido o campeonato se este tivesse decorrido de uma forma igualmente isenta fora das 4 linhas...

Até acredito que o próximo campeão nacional pudesse ter conseguido ser campeão na mesma se tudo tivesse sido limpo fora dos campos... Mas não foi e, que eu saiba, ninguém é nenhum Deus Nosso Senhor para saber o que apenas uma divindade saberia... Se o tão querido e amado SLB for campeão, tenho a certeza que todos os benfiquistas se vão sentir eufóricos, mas também tenho a certeza que interiormente se ficariam a sentir bem melhor se não tivesse ficado na história desta Liga esta imagem triste do que aconteceu esta época, qual andor... Já não tenho a certeza é que muitos o admitam!

Tenho dito...

3 comentários:

  1. Amigo, o Kompensan costuma ser bom para a azia. Tal como o FC Porto, já tiveste melhores dias. Olhas para o jogo que o Hulk fez contra o Belenenses, mas não olhas para o outro meio campeonato que ele fez antes de ser castigado. Dois golos em 14 jogos, um deles de "penalty". Muito longe dos 50 milhões que acreditas que ele vale. O resto são álibis de quem, nem com Hulk, estaria na frente do campeonato. Um abraço,

    ResponderEliminar
  2. Sempre gostava de saber se os campeonatos onde o FC Porto foi condenado na justiça desportiva por corrupção tentada também estão feridos de morte.

    E, já agora, se não ficou claro no outro comentário, é óbvio que o argumento do Belenenses-Porto, à luz do rendimento do Hulk no resto do campeonato, é uma desculpa não esfarrapada, mas esfarrapadíssima. Se o FCP tivesse desatado a vencer TODOS os jogos estaria, na melhor das hipóteses, a seis pontos do primeiro lugar. Como essa hipótese é altamente improvável, face ao rendimento do Hulk, os portistas já têm o álibi perfeito para o seu fraco rendimento esta época.

    Tenho pena que este caso te tenha tornado naquilo que tu e muitos portistas criticaram nos últimos anos: da incapacidade dos outros em reconhecer os sucessos alheios.

    Se o Benfica vencer o campeonato este ano - ou, se preferires, se o Benfica ficar à frente do FC Porto este ano, é porque foi melhor equipa. Isso foi tão evidente que seria como pôr em causa os triunfos da época Mourinho por causa de casos que até foram condenados pela justiça desportiva. Mas claro, já percebemos que só têm credibilidade os órgãos que dão razão ao FC Porto.

    Quanto ao resto, concordo contigo. Toda esta questão é uma trapalhada e lamento muito que o Conselho de Disciplina não tenha recorrido da decisão para uma instância superior. Eu, pessoalmente, acho que faz mal. Porque sinceramente tenho dificuldade em perceber qual das decisões é mais disparatada, como adepto gostava de ver a mesma esgrimida por uma entidade não nacional.

    Porque falas em vergonha, gostava também que tivesses tido o mesmo tipo de intervenção quando certos agentes desportivos convidavam árbitros para ir a sua casa na véspera de jogos e pressionavam outros agentes desportivos para não castigar certos jogadores, e que até fez um certo presidente da UEFA - pelo qual não tenho especial apreço - encher a boca com a palavra "Batoteiros". Ou com umas certas escutas que fizeram as delícias de muitos órgãos de informação por essa Europa fora. Contra essas vergonhas não te insurgiste tu.

    E, meu caro, eu sei que não sou uma pessoa minimamente isenta, mas sublinho o essencial em relação às ruas dúvidas sobre o desfecho do campeonato: na hipótese altamente improvável do FCP vencer todos os jogos que não venceu sem o Hulk, estaria hoje a seis pontos do Benfica, se não me falham as contas. Em primeiro lugar não estaria nunca.

    Como te disse, desejo-te melhores dias. Já tiveste argumentos mais sustentados.

    Um abraço,

    ResponderEliminar
  3. Correcção: na melhor das hipóteses, o FC Porto estaria a quatro pontos do Benfica. Mas isso é uma discussão inútil, porque uma equipa que desde o início do campeonato demonstrou não ser capaz de ganhar mais de três jogos seguidos só numa mente muito fantasiosa desataria a ganhar todos os jogos. Por outro lado, é extremamente habilidoso recordar o rendimento recente de um Hulk mais amadurecido por todo este processo - como reconhecido pelo professor Jesualdo - e esquecer o rendimento intermitente e muito abaixo do que seria de esperar na primeira volta do campeonato, culminado com o episódio do murro num "steward".


    Não deixa de ser incrível, nesta fantochada toda, que o FC Porto tenha pedido ao Conselho de Justiça que declarasse inconstitucional - quando não era deste órgão essa competência - da lei da suspensão temporária proposta, ao que consta, pelo próprio FC Porto. Isto sim é falta de vergonha. Propõe-se uma lei e quando ela não nos serve, perdemos a vergonha na cara e pedimos que a declarem inconstitucional. Mas isso é só mais um sinal de um FC Porto à deriva, incapaz de reconhecer os seus próprios erros. Este episódio do Hulk é, nesse sentido, a crónica de um álibi perfeito.

    ResponderEliminar