domingo, 7 de março de 2010

A vida continua...

Não tenho escrito nada ultimamente porque não tenho andado com grande vontade de escrever... Para quem ainda não sabe, afinal ainda não é desta que eu e a Tânia vamos ser papás... Deitámos foguetes cedo demais, pelos vistos... Infelizmente, a Tânia sofreu uma interrupção na gravidez logo à quinta semana... Mas já está tudo bem com ela e comigo também...

Pelos vistos é normal... Diz o conceituado médico que a acompanhou que 1 em cada 4 primeiras gravidezes (nem sei se esta palavra existe assim no plural!) não vão para a frente, sofrendo uma interrupção nas primeiras semanas... Diz o mesmo médico que, pela experiência que tem (mais de 1000 ecografias anuais, ano após ano), esta é uma história que ele já conhece de cor em salteado... Segundo ele, nós ficámos agora a conhecer a primeira parte de uma história que ele já conhece por inteiro... E também segundo este médico, a segunda parte desta história diz normalmente que a mesma mulher volta a engravidar e às ecografias dele 2 ou 3 meses depois e, dessa vez, já corre tudo pelo melhor...

Não tínhamos pressa antes, também não vamos ter pressa agora... Ainda por cima, é do consenso geral que o Verão é uma óptima altura para fazer bebés! Talvez lá por essa altura tentemos de novo... Mas desta vez aposto que vamos fazer o que muito boa gente faz, ou seja, não começar logo a contar a toda a gente quando a novidade acontecer... É que hoje sabemos, por testemunhos de muita gente (muita gente mesmo) que já nos confidenciou ter passado pelo mesmo, que o melhor nestes casos é sempre dar um tempo (2 ou 3 mesinhos) antes de anunciar ao mundo inteiro... É que, pelos vistos, esta situação é bem mais comum do que eu ou a Tânia imaginávamos... Só que, na maioria das vezes, são situações que nem são conhecidas porque quem passa por elas tem esse cuidado...

Ficámos tristes, como é óbvio... Custou ter que aceitar a situação... Custou mais à Tânia do que a mim... A mim custou-me muito, mas automaticamente todas as minhas preocupações foram dirigidas para a Tânia, o que não me deixou grande tempo para choramingar... Fisicamente está tudo bem com ela e toda a situação já se encontra resolvida, pois a confirmação oficial da interrupção já a tivemos há mais de uma semana e, no entretanto, a natureza encarregou-se de fazer o seu papel...

Psicologicamente, a Tânia passou um mau bocado (como é normal), emocionando-se de cada vez que a nova realidade lhe vinha à cabeça... Agora está melhor, a minha pequerrucha! Mas eu continuo atento, hoje e sempre... Quero que ela saiba que, de momento, é ela que é tudo para mim... Um dia, ambos sabemos que ela terá que se contentar com o meu amor de forma repartida, por ela e por um(a) traquina que há-de ter os mesmos lindos olhos que ela tem... Mas de momento, pode continuar a aproveitar todo o meu amor só para ela!

Que ninguém se preocupe connosco, estamos bem! Como diz o nosso amigo Barroso, somos pessoas evoluidas e com a capacidade para percebermos que foi apenas uma experiência menos feliz, mas daquelas que nos vão levar a valorizar ainda mais o momento em que tudo venha a correr pelo melhor... Temos os horizontes alargados e a última coisa que pensamos é que morreu alguém... Tudo o que lá esteve dentro da barriga da Tânia não chegou a ter sequer o tamanho duma unha do dedo mindinho, por isso aquilo que pensamos é que talvez tenha sido mesmo melhor assim...

Como nos disse o médico, a natureza quer criar tudo perfeito e é bastante criteriosa... Se algo não estiver perfeito, o melhor é que seja interrompido logo pela raiz... Algumas pessoas não têm sequer essa sorte, e levam com traumas bem mais profundos de coisas que correram mal já ao fim de vários meses, para não falar do conceito de nado-morto, que é talvez a pior situação do género que alguém possa ter que suportar...

Não sabia bem o que escrever quando decidi escrever este post, escrevi o que saiu... Nunca é fácil escrever sobre algo triste... Mas a vida continua e já olhamos novamente para o futuro numa perspectiva positiva! Não contem é com novidades tão cedo, mesmo que elas possam vir a existir!!! Eheheh...

10 comentários:

  1. Para mim esta página está quase virada, por isso a partir de agora só quero pensar no futuro. Desta experiência só me quero lembrar do que aprendi com ela para no futuro fazer tudo melhor :-)
    Amo-te!

    ResponderEliminar
  2. Meu amor lindo, essa parte do "fazer tudo melhor" não percebi... Como bem sabes, e pelo que o médico disse, não fizeste nem eu fiz nada de mal... São coisas que acontecem naturalmente, e que podem acontecer a qualquer casal... Para a próxima vais ver, vai sair um(a) traquinas com os olhinhos iguais aos teus!
    Amo-te!

    ResponderEliminar
  3. eu ia ser tio por altura do Natal e ao fim da gravidez a minha cunhada teve problemas e a coisa correu mal...são situações muito complicadas e que nem sabemos o que dizer, se calhar o melhor é não dizer mesmo nada. O tempo encarrega-se de sarar as feridas. Melhores dias virão meus amigos ;) life goes on

    ResponderEliminar
  4. Para os meus amores, só quero dizer que tudo isto faz parte da vida e nos ajuda a crescer. Estou e estarei sempre presente para vos ajudar a ultrapassar os momentos menos bons. Mas, lá diz o ditado, "atrás da tempestade vem a bonança". Amo-vos aos dois...

    ResponderEliminar
  5. Amigo, já tinha reparado que não te via pelo msn e já tinha pensado se te teria acontecido alguma coisa, pelos vistos sim...

    Lamento muito o que aconteceu, mas creio que tudo acontece por alguma razão, mesmo que muitas vezes não consigamos perceber "o porquê" das coisas.. Quando acontecer vais ver que vai ser mesmo mágico e que tudo terá muito mais sabor!

    Não costumo ser pessoa de saber falar sobre estas coisas e não sei mesmo... Mas se necessitares de alguma coisa, sabes bem onde e como me encontrar!!

    Beijinhos aos dois e lembrem-se "Vai correr tudo bem...".

    Cátia

    ResponderEliminar
  6. Da próxima correrá melhor... tem que pensar que esta situação só aconteceu porque algo não estava bem (talvez mal formações, como costumam chamar os médicos), e foi melhor agora que mais tarde...

    Agora é começarem a voltar aos treinos :)

    Tudo de bom para os dois!

    Vera Pacheco

    ResponderEliminar
  7. Olá amigão

    Bem, não fazia ideia, mas quando vi o título desta mensagem temi logo o pior. Sou assim, um eterno pessimista, mas estou certo que a vida vos vai voltar a sorrir. Disso não tenho dúvidas.

    Um abração,

    Nelson Marques

    ResponderEliminar
  8. Amigos,

    Lamentamos imenso a má experiência pela qual passaram.
    Também estavamos felizes convosco... Até pensamos que iriamos ser tios duas vezes no final do Verão (do filhote(a) do Henrique e dos nossos melhores amigos). Mas, a natureza é sábia e cruel ao mesmo tempo.

    Foi o terceiro caso que conhecemos de amigos nossos... aliás um dos casos pensamos que foi nado morto mas, nem tivemos coragem de perguntar ao casal. Só sabemos que foi terrivel.

    Mas, é como a tua mãe diz... depois da tempestade o sol espreita sempre e acreditamos plenamente nisso.


    Beijos e Abraços para os nossos amigos.

    Nélia&Paulo

    ResponderEliminar
  9. Ola,
    Ja tinha vindo aqui muitas vezes e ao da Tania a ver se tinha novidades vossas...
    Lamento, mas como dizia ai um amigo agora voltem aos treinos e logo a Vida vos vai voltar a Sorrir e trazer-vos grandes alegrias!
    Um beijão para os dois.
    Xana

    ResponderEliminar
  10. Amigos só agora li o teu blog....
    Sei que essa situação pode acontecer...mas a unica coisa a fazer é olhar para a frente... pois a natureza irá se encarregar que tudo corra bem para a próxima!!
    Abraço forte mas mesmo muito forte aqui do Bruno e se precisarem de alguma coisa.. seja o que for sabem que o meu numero continua o mesmo... e estou sempre pronto para ajudar!
    Abração e como cantaria o outro "Eu gostoooo é do Verão......." ;)

    ResponderEliminar