sábado, 31 de outubro de 2009

Há aí algum jornalista atento??? Daqueles cheios de isenção... Não???

Estou a escrever este desabafo em pleno local de trabalho (também não há mais nada para fazer neste momento)... O Braga-Benfica está no intervalo, o Braga está a ganhar 1-0 mas isso nem me interessa nada neste momento... Tão pouco me interessa como vai acabar... No entanto, e como não sou hipócrita, assumo sem qualquer problema que me vai dar o mesmo gosto de sempre se o SLB enfardar uma derrota, uma vez que é o clube que menos gosto no mundo...

Agora, o desabafo que não quero deixar de aqui colocar relaciona-se com a atitude nitidamente benfiquista do novo menino 40 ou 50 milhões... Chutar a bola com força contra o banco do Braga??? Fui só eu que reparei mas aquela bola passou a centímetros do treinador bracarense??? Pior que isso, a preocupação evidente do Angelito em meter o rabinho entre as pernas e tentar entrar pelo túnel o mais rápido possível... Na minha terra chama-se "cobarde" a um gajo destes... Até diria mais, "cobardolas de merda"...

Não saber perder é mau... Pior ainda é não saber ganhar, como também esta magnífica equipa nos sabe mostrar sempre que pode... Quem tem razão é o Patacas... Estão a jogar muito??? Estão! Tenho olhos na cara... Podem ser campeões??? Podem!!! Só digo é uma coisa, não está tão no papo como se pensa... E mesmo que o consigam, ainda têm muita papa para comer até voltarem aos seus tempos áureos... Como portista, não me incomoda nada ganhar 4 campeonatos em cada 5 anos, sem ditaduras... Quem é grande é grande...

Quero ver onde estão agora os moralistas preocupados com sumaríssimos... 'Bora lá mas é ver a segunda parte, já que aqui não há nada melhor para fazer, neste momento...

--------------------------------------------------------

Nota pós-jogo:

Neste momento, com o jogo terminado, ganhou o Braga e perdeu o Benfica... Tal como afirmei quando disse que tinha este gosto pessoal, o Benfica enfardou uma derrota... Neste sentido, fico contente e não tenho problemas em o assumir... Mas também quero dizer que qualquer resultado que acontecesse não me preocupava, como não me preocupam as goleadas do Super-Benfica (e não estou a ser irónico, tem sido mesmo um Super-Benfica)... Não me preocupa sequer que o Benfica acabe o campeonato como campeão... Se jogassem sempre assim até ao fim do campeonato, pelo menos podiam finalmente conquistar um título com justiça, o que não vejo há mais de uma década... Não acabaria o mundo e não seria por isso que ficariam a ser os melhores para sempre... Aliás, nunca mais o serão, essa é que é essa... Bem, a não ser que o país entre numa nova ditadura e o ditador seja benfiquista...

O mundo cairia, isso sim, se certas pessoas que se preocupam em procurar vídeos no youtube do Hulk a atirar-se para o chão, e que bradam aos céus pela tremenda isenção pela qual se pautam, chamassem agora a atenção para todos os verdadeiros vencedores dos últimos concursos de saltos para a água que se têm visto pelos lados da Luz e por outros lados que são visitados pela águia (curioso, ainda hoje aconteceu, como tem acontecido quase sempre)... A matéria-prima, nestes casos, abunda em vermelho... Só não vê quem não quer... Mas também já todos sabemos como é a imprensa em Portugal, principalmente a desportiva... Por isso não queiramos ser utópicos e ter jornalistas isentos... Muito menos cidadãos...

Na minha terra, quem tem telhados de vidro necessita de ter também uma grande lata para mandar pedras aos telhados dos outros... Nem vou aqui perder tempo a falar das entradas assassinas que vi durante este jogo... Tão pouco dos já famosos casos nos túneis... Quem é que, outrora, gostava muito de chamar a atenção para os casos do túnel do Estádio das Antas?! Quase que me consigo lembrar...

14 comentários:

  1. Se o remate do Di Maria foi um remate "com força", como tu dizes, de isenção estamos conversados.

    ResponderEliminar
  2. A expressão "atitude nitidamente benfiquista" é sim de uma isenção a toda a prova.

    ResponderEliminar
  3. Moral da história, sem ponta de ironia: futebol e isenção, aqui, no meu tasco, ou em qualquer outro lado, são coisas que não combinam. Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Exactamente, atitude nitidamente benfiquista... Tal e qual como o bitaite do Luisão que li hoje no jornal... "Para uma equipa ganhar ao Benfica precisa de ajudas"... Viram-se as ajudas ontem... Estão é muito mal habituados, mas com um árbitro que abra a pestana não há saltos para a água que os valham... Atitude nitidamente benfiquista... De quem não sabe perder e, muito menos, ganhar...

    ResponderEliminar
  5. Quanto ao remate do Di Maria, ainda bem que todos temos olhos na cara... Era o que faltava ter que estar a defender um facto tão óbvio... Claro que tu eras capaz de concordar mais se o remate tivesse saído do pé do Alan (com a mesma força) e tivesse acertado na cornadura do JJ... São visões...

    ResponderEliminar
  6. Repito um comentário que já aqui tinha deixado e que, pelos vistos, se perdeu na imensidão da blogosfera: futebol e isenção são duas coisas que não combinam.

    Quanto a toda a tua "prosa", devolvo-a com um espelho. Aqui estarei quando quiseres falar de túneis, de saber perder e saber ganhar. Tenho a certeza que és um rapaz de boa memória e nem precisamos de recuar ao célebre Túnel nas Antas. Nos tempos recentes do FC Porto campeão europeu e vencedor da Taça UEFA também por lá havia muitas demonstrações sobre saber ganhar. Muita cortesia para os jogadores e técnicos adversários. Eram tudo lições de bem estar no futebol. Que o diga o Rui Jorge, por exemplo. E é melhor nem recuarmos um pouco mais no tempo, senão somos capazes de ter que falar de situações bem caricatas. Telhados de vidro, de facto. Disseste tudo.

    Voltando ao Di Maria, depois de rever as imagens, sou forçado a dar-te razão: o passe do Di Maria (a uns 5 km/h) foi de uma violência inaudita. Tenho a certeza que o meu sobrinho de três anos teria chutado aquela bola com mais força. Um atentado à integridade física do banco do Braga. Ainda bem que tens olhos na cara. Se precisares, empresto-te também os óculos.

    Sobre saber ganhar, e pegando no jogador que mencionaste, é absolutamente de louvar a atitude do Alan com o Ramires no final do jogo. Deve ser da escola que tem, deve.

    ResponderEliminar
  7. o mais importante é que temos Braga e que o Jorge Jesus teve que enfiar a viola no saco e piar baixinho. Impressão minha ou o papo no pescoço baixou um bom bocado?

    ResponderEliminar
  8. Sabem que mais eu ficava era contente se um dos pequenos ganhasse o campeonato a ver se davam um lição a algusn senhores que andam neste mundo do futebol e digo isto como Portista assumida que sou, mas não me importava nada de não ver o Porto ganhar para um clube mais pequeno. Mas para o Benfica estou como tu só de for com justiça e muito bom futebol...
    Bjs
    Xana

    ResponderEliminar
  9. Olha, amigo... Eu a ti aconselho-te a pegar nos tais óculos e a juntar-lhes outros por cima... É completamente ridículo quereres-te fazer cego à força para dizer o que disseste da bolada do Di Maria... Era bastante bom que tivessem medido a velocidade da bola, como fazem nos remates para golo, só para veres o ridículo que estás a querer ser...

    Eu a benfiquistas já estou habituado, agora a ti é mais complicado (és um caso à parte, mesmo dentro do benfiquismo doentio), uma vez que nesta questão da bolada és mesmo o único benfiquista que conheço que ainda tenta atirar areia aos olhos das pessoas...

    Se calhar também és daqueles que acreditam mesmo que o JJ levantou 4 dedos para chamar a atenção para a defesa em linha, eu também passo a vida a levantar o dedo do meio directamente dirigido ao Helton...

    Quanto ao Alan, deixa lá o Marítimo e a sua escola em paz, meu amigo... No FCP quase nem calçou, e todas as vezes em que o fez foram vezes a mais... Mas esse é mais um comentário que só demonstra o carácter das tuas fantásticas opiniões futeboleiras...

    Eu sei bem que futebol e isenção são coisas que não combinam... Por isso mesmo sempre achei que devemos ser de alguma forma comedidos naquilo que dizemos quando falamos de bola... Principalmente se somos um jornalista que tem um blogue mas que diz que o blogue não tem quaisquer pretensões jornalísticas... É apenas o blogue dum cidadão... O engraçado é que depois censura comentários porque dão a entender que o cidadão é benfiquista, e como és jornalista, isso não é coisa que te convenha, pode parecer que estás a ser tendencioso... Se não é coisa que te convenha, e se gostas tanto de te armar em isento, não sei para que é que vens bater sempre no mesmo ceguinho, misturando futebol e isenção quando dizes que são como azeite e água...

    É muito feio apoiares-te na capa de jornalista que faz da isenção o seu lema e dentro dessa capa agires como um mero cidadão que vem mandar os mais ricos bitaites dignos dos bêbados de café, que por vezes até festejam os golos errados por engano, de tapadinhos que são... Não queiras sol na eira e chuva no nabal... Assume-te... Não queiras passar por um jornalista isento que escreve as mais tendenciosas opiniões num blogue, usando a carteira como prova de isenção, mas não se podendo denunciar... É muito giro dizeres o que dizes e não te poderem criticar como benfiquista que és, apenas porque alguém com uma possivel importância te pode descobrir como uma espécie de fraude... Ambos sabemos que eu sei muito bem que és benfiquista, porque te conheço há muitos anos... Mas além disso, tens a mais pequena dúvida que alguém que nunca na vida tenha sabido quem tu és possa ler o teu blogue e apostar a cortar o pescoço fora como aquele blogger é benfiquista???

    Eu só não percebo como é que não te enxergas... Eu sei bem como o Bruno Alves é, não sou cego... O que também sei é que atitudes como as que ele por vezes tem existem em todos os clubes... E é por isso que te dou razão quando dizes que futebol e isenção não se misturam... Mas tu próprio é que devias ler essas tuas palavras com mais atenção, para não vires depois armado em moralista escrever posts num blogue de um cidadão que também é um jornalista isento mas que gosta de mandar os bitaites de que o Hulk adora atirar-se para o chão (como se o teu telhado não fosse de vidro) e que o Bruno Alves é um sarrafeiro (como se não tivesses jogadores tão ou mais porcos do que ele, e se for preciso com o dobro dos cartões)...

    (Continua no próximo comentário)

    ResponderEliminar
  10. Se futebol e isenção não se misturam, porque mandas tu bitaites com o único intuito de atacar sempre o mesmo clube, quando sabes que nenhum é santinho??? Se o teu blogue fosse "A Tribo do SLB" ainda compreendia e nem tinha nada a dizer, mas, contextualizando, isto é feito num espaço em que não te assumes e, como jornalista que és, quem te lê pode achar que em isenção deixas muito a desejar...

    Sei bem o que deves tar a pensar agora (tipo "tou-me a cagar para o que pode achar quem me lê"), mas não te enerves... Sei que és um gajo maior do que eu mas sei também que o teu orgulho tem o dobro do teu próprio tamanho... Ficas a saber que escrevi estes últimos 2 posts contra a minha vontade, uma vez que é uma maneira de agir que não faz o meu género... Mas fi-lo para ver se abres a pestana, e só porque sou teu amigo... Valorizo-te, doutra forma nem me dava a este trabalho... Fi-lo também porque o teu blogue foi, desde que o criaste, um espaço que sempre adorei visitar porque considerava os posts bastante interessantes... Continuo a considerá-los interessantes, mas infelizmente agora com a excepção da perseguição ridícula a um determinado clube (quando o mesmo podia ser feito em relação a outro clube qualquer sem ser preciso criatividade nenhuma), que não abona nada em relação à tua perspectiva sobre o mundo da bola... E digo mais, quando falo em não saber ganhar falo destes últimos posts também, tipo o do Bruno Alves e o do Hulk... O teu timing é muito infeliz... Tinhas a possibilidade de realçar o futebol excepcional do teu Benfica, mas o que fazes? Aproveitas o momento alto para te meteres com os outros, quando estás farto de saber que nesses aspectos nenhum clube é santo... Tal como o JJ fez com o autor do dicionário do Manuel Machadês ao dizer-lhe adeus com menos um dedo, MM que curiosamente também soubeste gozar com bastante subtileza... Cada vez é mais dificil alguém ler o teu blogue e perceber o lampião que está por trás dele... Tenho pena que assim seja...

    Não quero que leves a mal, mas antigamente ia ao teu blogue e sabia o que estava a visitar... E a visita era agradável... Agora, é apenas agradável em metade das vezes, mas isso nem é o pior... O pior é que já não sei o que estou a visitar... Numas vezes, estou a visitar um blogue interessantíssimo sobre o mundo da bola (blogue que já recomendei inclusivamente a vários amigos), escrito por alguém talentoso e visionário... Noutras vezes, estou a visitar um espaço de alguém que está ali a descarregar frustrações, a dar a entender as dores de cotovelo que tem, a falar tal e qual os velhos do café que só sabem ver para o seu lado... Ambos sabemos que és melhor do que isso... Mas como também és orgulhoso como o raio c'a parta, faz o que entenderes... Estou para aqui a "gastar todo o meu latim" mas estás à vontade para mandar tudo pelo cano abaixo... Se pelo menos reflectires sobre tudo isto durante meio minuto, já terá valido a pena, de certa forma...

    ResponderEliminar
  11. Para não dizeres mais patetices, tens aqui o vídeo. Não retiro nada do que já disse à atitude feia do Di Maria, mas daí a dizer que foi um remate com força quando vai uma distância enorme. Um disparate, portanto, à semelhança de muitos outros que tens escrito.

    http://sic.sapo.pt/online/video/informacao/Primeiro+Jornal/2009/11/edicao-de-1-11-2009-1-parte-a-confusao-ao-intervalo-do-jogo-sp-braga-benfica01-11-2009-13377.htm

    Quanto ao resto, estás armado em pateta e eu já despendi tempo demais com patetas. Até porque, basta ler o blogue e, por exemplo, a minha página de Facebook para perceber que não tenho, actualmente, qualquer problema em assumir o meu benfiquismo. Se andas distraído, não é problema meu. Pena que também tu não reflictas antes de escrever. É o bom da democracia: cada um pode ter a sua opinião. A tua vale-me tanto como as diatribes do Alberto João Jardim. Um abraço

    ResponderEliminar
  12. Já agora, e sobre o Bruno Alves, todos conhecemos expressões como "se passa a bola, não passa o homem" ou, como um treinador meu dizia, "a porrada dá-se a bater metade na bola e metade na perna, assim o árbitro nunca marca falta"... Que ele podia ser bem mais prudente, podia... Isso não significa que seja violento... Ele joga para ganhar os lances sem dar qualquer hipótese, e nem é dos jogadores mais faltosos que podes encontrar... O que não faltam por aí são jogadores imprudentes, o Bruno tem é o azar de ser mais alto, mais rápido, mais forte e com maior impulsão do que qualquer outro... E é isso que dá dor de cotovelo a quem manda bitaites... Atenção, não quero com isto dizer que ele não possa ter merecido um vermelho ou outro, que na altura não tenha levado... Mas isto é sempre muito subjectivo e muito questionável, só não tenho dúvidas naqueles lances de um jogo há anos atrás, com o Jorge Gonçalves... Aí não tenho dúvidas...

    E já agora também, em relação ao Jorge Jesus, acho que não há ninguém que, neste momento, questione a sua competência como treinador... Tem transformado o Benfiquinha num Super-Benfica que tem jogado à bola como uma máquina... Agora, sinceramente, nunca vai passar da cepa torta que é o nosso querido Portugalzinho... Não vai porque não tem carácter para isso... Nem recriminei propriamente o gesto dos dedos, agora compará-lo ao Mourinho??? O Mourinho chegava à conferência de imprensa e, ou nem falava do assunto, ou assumia-se... Não se punha a inventar desculpas esfarrapadas... Ainda por cima, já no recente jogo com o Braga, tem a lata de afirmar como se fosse o único Deus iluminado (e é só o Jesus) que o Benfica marcou um golo legal que foi anulado e que poderia ter dado o empate... Isto quando toda a gente viu que o Luisão não fez nenhuma falta mas que o Cardozo puxou o Leone não o deixando saltar, como referem todos os árbitros duma determinada coluna que outro dia gostaste de realçar...

    E com isto acho que encerro este capítulo com os meus mais respeitosos cumprimentos de amigo...

    ResponderEliminar
  13. Já agora, é feio, para não dizer bastante imaturo, fazer reparos pessoais e profissionais a um (pretenso?) amigo num espaço público. Demonstra a dimensão do "fair play" deste portista que aqui escreve, incapaz de encaixar uma qualquer provocação ao seu clube sem situar a discussão num plano pessoal.

    ResponderEliminar
  14. Quanto ao vídeo do Di Maria, já vi o lance umas 5 vezes e não é um vídeo, só por ter sido enviado por ti, que me vai fazer mudar de ideias... Foi uma provocação gratuita que, dependendo das perspectivas, pode até chegar a ser interpretada como uma tentativa de agressão, por mais que aches isto ridículo com os teus óculos vermelhos... A bola bate na cabeça do Domingos e é uma agressão, por exemplo... Como passou a centímetros do treinador, pode ser interpretado como uma tentativa de dar uma chapada (como a do Alan) e não acertar...

    Quanto aos reparos pessoais e profissionais a um (pretenso?) amigo, a parte do (pretenso?) é a única coisa que me deixou triste em todo este quiproquó futeboleiro... Se assim o achas, nem sei o que dizer... Nunca critiquei negativamente nenhum trabalho teu, muito menos publicamente... Considero-te um jornalista íntegro e de excelentes qualidades, sempre assim o pensei... Tal como tu próprio disseste, acho que és um dos bons jornalistas deste país... Os blogues não são para aqui chamados e, a meu ver, muito menos o é a nossa amizade... Além de tudo o mais, nunca fizeste jornalismo desportivo, por isso nunca eu teria bases para dar uma opinião quanto à tua qualidade e isenção neste campo...

    Só não percebo é o teu tão grande prazer em "provocar" se depois nunca reages bem às respostas... Como já te disse, é só bola... Não sei para que levas as coisas a peito... Falta de isenção como jornalista??? Nunca pensei isso de ti... Falta de isenção como blogger de futebol??? A toda a hora e momento!!! Se leres com atenção, nesta "saudável troca de insultos" a única coisa que critico é o facto de não te assumires claramente e de misturares no teu blogue textos de excelente qualidade e isenção (não lhes vou chamar jornalísticos) com autênticas provocações de quem vê a bola como os fanáticos do café... Parecem 2 blogues diferentes dentro dum só... Não tenho Facebook nem me interessa... Dizes que no Facebook e no teu blogue, "actualmente" não tens problemas em assumir o teu benfiquismo... Só se for mesmo actualmente, então... E mesmo assim, de uma forma muito pouco clara... Pelo menos, não ficou bem claro para mim o momento a partir do qual já podíamos comentar posts teus contestando os teus óculos vermelhos, sem que isso te fosse incomodar por te estarmos a "denunciar"...

    Amigo, keep up the good work, profissionalmente falando... Bloguísticamente falando, continua a seguir os teus instintos... Sabes que eu sou um admirador confesso de provérbios e expressões populares e recorro a eles com regularidade... Neste momento, só me lembro de um ou outro como "as atitudes ficam com quem as toma", "cá se fazem cá se pagam", "fizeste a cama onde te deitaste", "colheste o que semeaste" ou "cada um tem o que merece"...

    Para terminar, e espero que desta vez seja mesmo para terminar, despeço-me com amizade, mesmo que te apeteça aparvalhar a situação pondo-a em causa... E desejo-te boa sorte para o resto do campeonato... Se não for desta que são campeões de forma inequívoca, sinceramente também não sei mesmo quando voltará a ser! Mas olha que ainda falta muito, ainda nem se completou o primeiro terço do campeonato... Isso é que muitos parecem esquecer...

    Abraço...

    ResponderEliminar