sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Em pleno século XXI...


Nunca fui extremista em relação a nada e nunca gostei de fundamentalismos... Mas para esta vergonha não há mais pachorra... Não me estou a ver em espectáculos de gritaria e histerismos em forma de protesto, não faz parte do meu feitio... Mas em tudo o que puder contribuir podem contar comigo...

Quando era puto até achava alguma piada... Depois cresci, deixei de gostar mas sempre tentei compreender ou, pelo menos, aceitar minimamente o fenómeno como tradição que era... Mais recentemente, e pela maturidade crescente que, como qualquer pessoa, fui registando, cheguei à conclusão óbvia de que é inadmissível... Considero as touradas como a maior vergonha dos nossos tempos... É triste, dá vontade de chorar... Se as pessoas amadurecem, se o mundo vai evoluindo, o que é que faltará para acabar com isto???

"A corrida de touros é uma negação categórica do altruísmo. Na sua arrogância, o homem arroga-se o direito de infligir sofrimentos intensos e matar outro ser vivo que não lhe fez nenhum mal. Ele não ousaria espetar bandarilhas e uma espada num outro homem, mas não hesita em fazê-lo num animal. Fazendo isto, desvaloriza fundamentalmente os outros seres vivos. Matar não é uma arte e a tortura não é cultura. As leis protegem os cidadãos contra a violência dos outros. Porquê afastar os outros seres vivos, não humanos, de uma tal protecção?" - Matthieu Ricard

Porque não acabar com a vergonha de uma vez por todas??? Cada um que faça algo, nem que seja com pequenos gestos... No mínimo, reflictam sobre esta questão e recriminem esta vergonha tanto quanto possivel... Grão a grão... Sigamos o exemplo da Catalunha... Eu acredito...

7 comentários:

  1. Mano, nunca estive tão de acordo contigo!

    ResponderEliminar
  2. Nos últimos tempos largos, tem-me doído mesmo na alma de cada vez que esta merda de espectáculo passa na televisão...

    Já estou como diz a Tânia, quanto melhor conheço as pessoas mais gosto dos animais... Ver as pessoas a aplaudir já mete nojo, mas ver o sofrimento infligido ao animal doi na alma...

    Espero ainda ser vivo no dia em que esta merda for abolida de vez... Porque há-de mesmo sê-lo, é só uma questão de tempo... Não só acredito nisto como tenho a certeza... E também acho que todos temos a obrigação de tentar apressar a chegada desse dia...

    ResponderEliminar
  3. Concordo em absoluto! A frase do Matthieu Ricard e essa imagem não podiam ser mais claros! Se Portugal quer ser um país de primeiro mundo, não pode pactuar com este espectáculo deprimente! Como dizia Gandhi, uma sociedade civilizacionalmente avançada é aquela que também defende os direitos dos animais.

    ResponderEliminar
  4. Há tanta coisa bonita para se vê no nosso país, festas lindas que tem tanto de tradição. Lembrei me da do atirar toneladas de tomates em España, a das flores na madeira, os festivais que se fazem por cá e muitas mais... Enfim... Concordo ctg plenamente.

    ResponderEliminar
  5. a frase de matthieu ricard tem toda a razao de ser e peca por falta de ambição, mas pensa que se não fossem as pessoas que as matam, provalvelmente a raça ja estaria extinta, o mesmo se aplica à caça que a razão da existencia da maioria das coutadas de caça são meramente de lazer (caça) durante dois meses do ano, enquanto no resto do ano tem a obrigação de criar as condições para que a especie se desenvolva.

    ResponderEliminar
  6. e eu gosto de ver os forcados a levar umas mocadas. é mesmo fixe

    ResponderEliminar
  7. Se as pessoas olhassem no fundo dos olhos de um animal que é torturado e, por um momento, trocassem de lugar com ele, a vida deles tornar-se-ia bem diferente pois a vida de um animal é tão preciosa como a nossa. Agora sorriam aqueles que acreditam que todos os animais merecem o nosso respeito e a nossa proteção, pois em determinado ponto eles são nós e nós somos eles.
    Concordo bem contigo...vamos acabar com esta vergonha.

    ResponderEliminar