domingo, 6 de junho de 2010

Um Funeral à Chuva...


Fantástico! Vi o filme ontem à noite e adorei!!! Tinha curiosidade por ser a primeira longa metragem do Telmo e por ser filmado na Covilhã e na serra... Para além destes dois factores, é mesmo um grande filme e retrata na perfeição o que são as amizades que se desenvolvem nos meios académicos...

É espectacular a mescla entre a vertente triste da história, a vertente alegre, a ocasião trágica, a pureza da amizade e as lembranças lindíssimas e de valor incomensurável que se guardam de certas alturas da vida... Para além de que é um filme com muitos momentos super-divertidos (escangalhei-me a rir com certas cenas)!

Foi um grande "remember" no que à UBI e à Covilhã diz respeito (eu, que até já perdi um grande amigo dos tempos universitários e que me lembrei muitas vezes dele durante o filme), e tenho a certeza que qualquer pessoa que já tenha passado por uma universidade se identificou bastante com o filme...

Acho que o Telmo Martins tem um grande futuro pela frente... Eu tirei Sociologia na UBI, logo estudei no pólo Ernesto Cruz, que é ao lado do CyberCentro (onde o Telmo passava a vida!)... Embora nunca tenha conhecido o Telmo a não ser de vista, tive sempre a sensação de que ele podia chegar longe, pelo entusiasmo que sempre pareceu demonstrar naquilo que fazia...

Com este filme, parece-me que está no bom caminho, que tem muito talento e muito boas influências, sendo ao mesmo tempo bastante original... Em Portugal, não me lembro de ver um filme parecido... Eu sou suspeito porque me identifiquei muito com o estilo e, já agora, com a banda sonora do filme (nomeadamente com a utilização de músicas dos Gogol Bordello, como a Alcohol, que não podia faltar àquela cena específica!)... Aposto que o Telmo é fã, apenas como exemplo de um realizador de que também sou admirador, do Emir Kusturica...

O filme é bom e recomenda-se... Quanto ao Telmo Martins, aquilo que me apraz dizer é: Parabéns e força!!! Já conseguiste algo inédito, já concretizaste um sonho! Agora, força nesse dom que parece ter nascido contigo e muito trabalho... Apreciei particularmente o facto de estares presente na sala, concerteza em "trabalho", a avaliar as reacções da plateia, como já o disseste gostar de fazer numa entrevista recente que li de ti... Da parte de todos nós, os espectadores, tenho a certeza que vamos estar muito atentos às tuas futuras obras! Ah, e obrigado!!!

Nota: Quem quiser ver o trailer, é só pesquisar "Um Funeral à Chuva" no youtube... Não o ponho aqui porque está em 16:9 e não consigo arranjar maneira de o postar nas devidas condições...

1 comentário:

  1. És um cromo!! é claro que és suspeito, tu que andavas na UBI e eras um boémio sem emenda!!! obviamente que te revês no filme. Agora se fosses um bom estudante aplicado, sem nunca faltar às aulas e apenas empenhado na média do curso e no futuro profissional... assim como eu! não te revias num filme que não se passa apenas nas 4 paredes da sala de aulas!!!lol

    Francisco Pereira
    (UBI-Economia-para o caso de não saberes quem sou)

    ResponderEliminar